Sabe quanta informação está a partilhar nas redes sociais?

05-10-2010 01:17

Em crianças somos ensinados a partilhar, mas não nos ensinam a não partilhar excesso de informação. Infelizmente esta é uma lição que os utilizadores da Internet têm de aprender porque o partilhar demasiada informação pode levar ao roubo de identidades, a esquemas de Phishing, ou até roubo de casas.

É difícil de acreditar, mas a informação que partilhamos nos perfis das redes sociais pode levar a que sejamos um alvo para os criminosos. Por exemplo: imaginemos que partilhamos a data de aniversário e a morada de casa no nosso perfil. Depois colocamos uma mensagem a dizer que vamos estar de férias 2 semanas no Hawaii. O que é que impede os nossos ‘amigos’ de irem assaltar a nossa casa enquanto estamos fora? Eles já sabem que não estamos em casa, a nossa data de aniversário, nome completo e morada portanto torna-se fácil o roubo de identidades. Ou simplesmente assaltam a casa, sabendo que estamos fora.

No entanto nunca suspeitaríamos que os nossos amigos reais nos iriam roubar a identidade, sabemos nós o quanto reais são os nossos amigos on-line? Quando aceitamos pedidos de amizade de pessoas que não conhecemos, estamos a colocar-nos em perigo. Estes chamados ‘amigos’ podem estar a partilhar a nossa informação com outros. Também estamos a colocar-nos em perigo quando aceitamos amigos que são amigos de alguém que não conhecemos. Cada pedaço de informação pode não parecer relevante, mas um

criminoso pode recolher informação suficiente em vários ‘Websites’ para nos roubar a identidade.

Um outro risco de partilharmos demasiada informação é tornarmo-nos alvo de ataques de ‘phishing’. O CiberCriminosos são peritos em descobrir o que é importante para nós e enviam mensagens que nos levam a clicar em links perigosos ou fazer downloads de ‘malware’. Se um CiberCriminoso verificar que colocamos na nossa informação que somos amigos dos animais, por exemplo, eles podem sentir-se tentados enviar uma mensagem a pedir doações para um abrigo de animais. A mensagem pode incluir links para um site malicioso desenhado para nos roubar a informação do cartão de crédito. Porque somos ‘amigos’ da pessoa que nos enviou a mensagem acreditamos que as suas acções são verdadeiras e é mais fácil cairmos nestes esquemas do que se a mensagem fosse enviado por alguém que não conhecemos.

 Resumindo, temos que ter cuidado com a informação que partilhamos on-line e com quem a partilhamos. Dicas para vos ajudar a manter seguros:

  • Certifiquem-se que só interagem com pessoas que conhecem na vida real e nunca aceitar pedidos de estranhos.
  • Limitar a informação que colocamos sobre nós e nunca dar o endereço  de casa, endereço do emprega, data de nascimento ou informação sobre a família.
  • Verificar regularmente as condições de privacidade dos nossos dados.
  • Certificar que a nossa informação só pode ser acedida pelos nossos amigos reais e não permitir a partilha de informação a terceiros.
  • Finalmente, tenham cuidado com toda a informação que colocam on-line e considerem que toda ela é pública, mesmo se usarmos os dados de confidencialidade mais seguros.

Lembrem-se que as redes sociais são para ser divertidas e mantermo-nos em contacto com os nossos amigos. Mas elas também são uma rica fonte de informação para os Cibercriminosos e eles irão utilizar essa informação em seu proveito. Quanto mais cuidado tivermos com a nossa informação partilhada, mais seguros estaremos.

Fonte: McAfee Security Advice Center

Download do Documento em PDF

 

APEE EBI Bobadela 

 

—————

Voltar